sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Estudo sugere que há vida no solo de Marte

LONDRES (Reuters), 24 de agosto - O solo marciano pode conter vida microbiana, segundo uma nova interpretação de dados coletados há mais de 30 anos.
A busca por vida em Marte parecia ter atingido um beco sem saída em 1976, quando as sondas Viking pousaram no planeta, mas não detectaram sinais de atividade biológica.
Mas Joop Houtkooper, da Universidade de Giessen, Alemanha, disse nesta sexta-feira que a sonda na verdade pode ter achado sinais de uma estranha forma de vida, baseada no peróxido de hidrogênio, no solo árido e congelado de Marte.
A análise feita por ele de um dos experimentos da missão Viking sugere que 0,1% do solo marciano pode ser de origem biológica. Isso é equivalente aos níveis de biomassa achados em parte do permafrost (terra congelada) na Antártida, onde vivem vários tipos de bactérias e líquens adaptados a condições extremas.
"É interessante, porque uma parte em mil não é uma quantidade tão pequena", disse Houtkooper por telefone. "Teremos de encontrar muitas evidências confirmatórias e ver que tipo de micróbios são esses e se eles têm parentesco com os micróbios terrestres. É uma possibilidade que a vida tenha sido transportada da Terra para Marte ou vice-versa muito tempo atrás."
As especulações sobre essa "semeadura interplanetária" foram alimentadas há uma década, quando pesquisadores disseram que um antigo meteorito achado na Antártida continha evidências de vida fóssil em Marte. Desde então, aquela descoberta foi posta em dúvida.
Houtkooper está apresentando sua pesquisa no Congresso Europeu de Ciência Planetária, em Potsdam, Alemanha.
Por Ben Hirschler

Fonte:Click21

Nenhum comentário: