sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Brasileiros e argentinos encontram nova espécie de dinossauro



RIO DE JANEIRO (Reuters), 15 de outubro - Um grupo de paleontólogos do Brasil e da Argentina anunciou nesta segunda-feira a descoberta do mais completo esqueleto de uma nova espécie de dinossauro gigante, da linhagem dos titanossauros.
O Futalognkosaurus dukei, um herbívoro que viveu na região hoje correspondente ao norte da Patagônia cerca de 80 milhões de anos atrás, tinha entre 32 e 34 metros, tamanho semelhante ao do Cristo Redentor.
O nome dele compõe-se de uma parte inspirada na língua indígena mapuche, e que significa "o chefe gigante dos lagartos", e de uma referência à empresa de energia norte-americana Duke Energy Corp, que patrocinou uma grande parte das escavações na Argentina.
Segundo o paleontólogo argentino Juan Porfiri, 70% do fóssil estavam preservados, uma cifra significativa diante da marca de cerca de 10 por cento relativa ao que se conseguiu encontrar de outros esqueletos de dinossauros no mundo. "Trata-se de uma nova espécie, de um novo grupo", afirmou.
Alexandre Kellner, pesquisador do Museu Nacional no Rio de Janeiro, acrescentou: "Temos todas as vértebras entre a primeira do pescoço e a primeira da cauda, o que poderá nos permitir reavaliar outros dinossauros."
"Além disso, encontramos um acúmulo de fósseis de peixes e de folhas, bem como os restos de outros dinossauros no local da descoberta, o que é algo fantástico. É bastante raro encontrar os dinossauros e as folhas juntas. Isso nos deixou muito contentes", afirmou.
Os pesquisadores disseram que a carcaça do gigantesco dinossauro, morto de causas desconhecidas e que teve sua carne devorada por predadores, acabou sendo levada para um rio de correntezas mansas existente nas proximidades.
Ali, o esqueleto transformou-se em uma espécie de obstáculo, acumulando ossos e folhas em sua estrutura durante vários anos antes de fossilizar-se.

Por Andrei Khalip

Fonte:Click21

Nenhum comentário: