sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Buraco no ozônio da Antártida em 2007 é ‘relativamente pequeno’


GENEBRA (Reuters), 16 de outubro - O buraco na camada de ozônio existente sobre a Antártida está "relativamente pequeno" neste ano, com cerca de 25 milhões de quilômetros quadrados, mas ainda levará décadas até que consiga recuperar-se, afirmou na terça-feira a Organização Mundial de Meteorologia (OMM).
O buraco, cujo tamanho equivale ao da América do Norte, apareceu mais cedo que o costume em 2007, surgindo em agosto, e é o terceiro menor da última década.
"O buraco na camada de ozônio da Antártida em 2007 é relativamente pequeno. Isso, no entanto, não deve ser interpretado como um sinal de recuperação dela", afirmou a jornalistas Geir Braathen, cientista da OMM.
A camada desse gás protege a Terra dos nocivos raios ultravioletas, que podem causar câncer de pele.
O tamanho do buraco em 2007 deve-se às temperaturas relativamente amenas na estratosfera da Antártida durante o inverno. As baixas temperaturas intensificam o processo de perda de ozônio, explicou o cientista.
A OMM e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Unep) disseram que a camada de ozônio deve regressar, até 2049, a seus níveis pré-1980 em grande parte da Europa, América do Norte, Ásia, Austrália, América Latina e África. Mas na Antártida a recuperação deve demorar até 2065.
No entanto, o volume crescente de gases do efeito estufa na atmosfera pode fazer que com que os buracos na camada de ozônio aumentem ainda mais nas próximas décadas.
Por Stephanie Nebehay


Fonte:Click21

Nenhum comentário: