segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Dieta gordurosa leva a maior consumo de alimentos, diz estudo


Uma pesquisa feita com camundongos nos Estados Unidos indica que uma dieta rica em gorduras e açúcar ativa uma proteína que faz com os animais consumam mais alimentos do que o normal, podendo ficar obesos.

A descoberta foi feita quando os cientistas da Universidade de Wisconsin-Madison investigavam a "inflamação metabólica", um problema crônico e sem muita gravidade, mas que é observado com freqüência em doenças relacionadas à obesidade.

Nos camundongos, uma proteína ligada a inflamações mostrou ter sido ativada quando os animais recebiam uma dieta com muito açúcar e gordura, e as cobaias começaram a comer mais.

Camundongos geneticamente alterados para bloquear o processo, mesmo com uma dieta com muita gordura, conseguiram manter um peso saudável.

Remédio

Para Dongsheng Cai, cientista que liderou a pesquisa, a descoberta deste processo pode ser usada para a criação de medicamentos contra a obesidade.

"O objetivo final é, certamente, identificar um supressor eficaz deste processo", afirmou.

Para o professor Fran Ebling, da Universidade de Nottingham, na Grã-Bretanha, a proposta é boa, mas pode interferir com a saúde do paciente.

"É interessante, mas se temos um medicamento que tem este processo como alvo, ele também poderá interferir com alguma outra parte do sistema imunológico", afirmou.

A pesquisa americana foi divulgada na publicação científica Cell.

Fonte: BBC Brasil

Nenhum comentário: