sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Meio ambiente inspira discussões


Casos exemplificativos de prejuízos ao meio ambiente do trabalho foram apresentados no dia 06/11/2008 durante o “congresso em meio ambiente do trabalho: dignidade da pessoa humana”. O evento, que acontece no auditório da Justiça Federal em Pernambuco, apresentará casos prejudiciais ao meio ambiente do trabalho identificando, de acordo com a lei, quais as medidas preventivas que devem ser tomadas. O encontro também abrirá espaço para que denúncias relacionadas ao tema sejam realizadas.

“Nosso maior objetivo é discutir a proteção do trabalhador a partir de uma visão integral do que está sendo feito”, explicou o coordenador do evento, Pedro Serafim. Dentre os casos apresentados está o de contaminação com o fumo. “A proibição do fumo em bares e restaurantes foi bastante discutida então, nós iremos mostrar o que diz a lei e o que foi feito”, afirmou Serafim.

Segundo ele, o congresso tem como objetivo melhorar a integração do trabalhador de forma que repercuta no ambiente de trabalho. “Tendo como referencial o direito aplicado em outros países, como a Espanha, nós queremos identificar quais as leis podem se encaixar a nossa realidade”, afirmou.

De acordo com a diretora da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados da Sexta Região da Justiça do trabalho (EMAT6), também conferencista do evento, Eneida Melo, os conferencistas espanhóis trarão a perspectiva da Europa para que nós possamos realizar o cruzamento dos objetivos em comum. “Nós precisamos cuidar de aspectos alusivos a agrotóxicos, máquinas que causam acidentes, lesões aos rios, contaminação do ar e até questões de ordem moral porque são lesões aos direitos de personalidade”, disse Eneida. O evento é gratuito e as palestras tem início às 9h. O congresso teve início na terça-feira passada.

ROCHELLI DANTAS

Fonte: Folha de PE

Nenhum comentário: