terça-feira, 19 de maio de 2009

Brasileiros caem para 2º em ranking de consumo ambiental


A pesquisa foi feita através de questionários pela internet com 17 mil pessoas em 17 países. As perguntas eram sobre comportamento dos consumidores em relação a uso de energia, escolhas de transporte, fontes de alimentos, uso de produtos verdes e orgânicos, atitudes em relação ao ambiente e consciência sobre problemas ambientais.

Especialistas em ambiente analisaram as respostas e elaboraram o "Greendex 2009" (ou "Índice Verde 2009"). A pesquisa foi feita pela National Geographic Society e pela empresa GlobalScan.

Consumidores dos países emergentes foram considerados mais conscientes do meio ambiente do que os cidadãos de países desenvolvidos. Índia, Brasil e China lideram o ranking. Japão, Canadá e Estados Unidos ocupam os últimos lugares.

Consumo de carne

O Brasil foi o único país entre os 17 analisados que caiu no ranking deste ano em comparação com 2008. O resultado ocorreu devido a piores hábitos dos brasileiros em relação a consumo de comida, compra de bens e escolhas de transporte.

O pior resultado dos brasileiros, segundo os especialistas, foi no item sobre consumo de alimentos. O país ficou em 14º entre os 17 países.

A pesquisa mostrou que os brasileiros são o segundo maior consumidor de carne bovina, atrás apenas da Argentina. Cinquenta e sete por cento dos brasileiros disseram comer bife mais de uma vez por semana. Esse indicador é considerado negativo pelos especialistas, que afirmam que a produção de carne requer um consumo intensivo de água, causando danos ao ambiente.

O Brasil também recebeu uma avaliação pior este ano nas respostas sobre aquisição de bens. Os brasileiros ainda estão entre os consumidores que mais evitam comprar produtos que são nocivos ao ambiente, mas a quantidade de pessoas no Brasil com essa preocupação caiu em 11%, segundo o levantamento.

A boa posição do país no ranking deve-se aos hábitos domiciliares dos brasileiros, considerados os melhores entre os 17 países avaliados. Oitenta e nove por cento das pessoas que responderam ao questionário no Brasil moram em residências com menos de cinco quartos. Os brasileiros também estão usando mais fontes limpas de eletricidade e, graças ao clima tropical, não utilizam sistemas de aquecimento nas suas casas com a mesma frequência que consumidores dos outros países.

Fonte: BBC Brasil


2 comentários:

Paulo Menis disse...

O texto me passou a impressão que só estavamos melhores rankeados devido à nossa pobreza. O país passou a comer mais carne devido à redução das exportações. A maior sobra para o mercado interno e portanto menor preço, fez com que mais brasileiros tivessem acesso ao alimento.
Casa com cinco quartos está muito além da nossa realidade, onde milhões vivem em casas apertadas e sem conforto.
E finalmente quem precisa de aquecimento central num país abaixo da linha do equador? Além de não ser um item indispensável como é nos países do norte, não faz parte do nosso histórico.
Infelizmente não somos mais conscientes, somos mais pobres.

Biosfera disse...

Acredito que o Brasil vai estar sempre no ranking, em boas posições, devido as riquezas naturais que temos. É díficil sensibilizar, mas mais possível quando a natureza está bem mais próxima do ser humano. Motivo esse também por achar que os EUA vão continuar por alguns anos ocupando os últimos lugares.


Belos textos, parabéns pelo blog


abração