quarta-feira, 23 de março de 2011

Dia Mundial da Água


Criado pela ONU em fevereiro de 1993, o Dia Mundial da Água (DMA) tem ganho relevo a cada ano transcorrido. Ontem, houve comemorações em inúmeras nações, abrangendo o meio ambiente e, em última instância, o próprio bem-estar da humanidade.
Anualmente, uma agência das Nações Unidas trata do tema nos meios de comunicação no dia 22 março, dando ênfase ao abastecimento de água potável; à conscientização da opinião pública sobre a importância da conservação, preservação e proteção da água, suas fontes e suprimentos; atuar, com o mesmo objetivo, junto aos governos, agências internacionais, organizações não-governamentais e o setor privado; e acentuar a participação e cooperação na organização das comemorações da data.

Este ano, o Dia Mundial da Água foi celebrado sob a égide da frase “Água limpa para um mundo saudável”, prática que vem sendo cumprida, ininterruptamente, desde 1994 (“Cuidar de nossos recursos hídricos é função de cada um”).

Os eventos dessa natureza chamam a atenção para a falta de água em diversos lugares do planeta, nos quais milhares de pessoas são penalizadas pela escassez desse bem indispensável à vida. É redundante ressaltar a sua relevância para a saúde, o conforto e a riqueza decorrente da sua boa utilização, o significado para a irrigação de culturas agrícolas, à produção de energia, o lazer, a navegação etc.

Outras funções lhes são inerentes, a exemplo da constituição celular de animais e vegetais (aspecto biológico); meio de vida e elemento integrante de ecossistemas (aspecto natural); do ponto de vista técnico, o aproveitamento das suas propriedades hidrostática, hidrodinâmica e termodinâmica, entre outros fatores necessários à produção em geral; e, por fim, o seu sentido simbólico por abrigar valores sociais e culturais.

O Brasil é um país privilegiado em termos de recursos hídricos, uma vez que possuímos 11,6% de toda a água doce existente no planeta. Temos, ainda, o Rio Amazonas, o mais extenso do mundo, e o maior reservatório subterrâneo do mundo, que é o Sistema Aquifero Guarani. Todavia, esse volume está mal distribuído no território nacional, pois 70% das águas doces estão localizadas na Amazônia, onde vivem apenas 7% da população brasileira, enquanto a Região Nordeste dispõe somente de 3%. Em nosso Estado existem apenas 1.320 litros de água/ano por habitante, quando deveria possuir pelo menos 2.000 litros.

No mundo, porém, outras nações sofrem de maior escassez, quando comparada à nossa situação, tanto que alguns futurólogos já admitiram que a próxima Guerra Mundial seria motivada pela posse de reservas de água. Independentemente de previsões catastróficas, o Dia da Mundial da Água tem um significado especial para toda a humanidade, devendo ser objeto de reflexão e preocupação geral em relação ao futuro da humanidade e do planeta Terra.
Fonte: Folha de PE

Nenhum comentário: