terça-feira, 20 de setembro de 2011

Encontro Verde das Américas começa em Brasília com objetivo de expandir experiências ambientais bem-sucedidas


Trocar ideias e experiências bem-sucedidas nas áreas de meio ambiente e desenvolvimentos sustentável são os propósitos do 11º Encontro Verde das Américas, que começou hoje (20) em Brasília. O encontro, que vai até quinta-feira (22), reúne técnicos, representantes de governos de vários países das Américas e lideranças ambientalistas.

“Queremos ter aqui um banco de ideias. O mais relevante é a apresentação de projetos bem sucedidos”, disse o coordenador-geral do evento, Ademir Leal Soares.

Ele disse que o debate é importante para as comunidades que buscam ideias para resolver problemas socioambientais de maneira sustentável. “As pessoas conseguem criar e resolver um problema na sua comunidade, mas a comunidade vizinha não consegue. Por isso, é importante esse debate, esse intercâmbio de ideias.”

Soares espera que a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), no ano que vem, no Rio de Janeiro, não seja “apenas um balanço de 20 anos”, em referência à primeira conferência sobre o assunto, organizada em 1992. Ao final do Encontro Verde, deverá ser divulgada a Carta Verde das Américas, com os resultados dos debates, destinada aos governos do continente.

Nenhum comentário: