segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Restringir uso de antibióticos pode controlar superbactéria



A bactéria Clostridium difficile é uma das principais responsáveis pelas infecções hospitalares - e muitas vezes chega a matar pacientes já debilitados. Para controlar sua disseminação, as técnicas mais comuns nos hospitais são o isolamento dos doentes e o controle e limpeza do ambiente. Pesquisa publicada na quarta-feira pela revista New England Journal of Medicine, porém, sugere que quatro em cada cinco pacientes hospitalizados não contraem a bactéria após a internação, mas sim a trazem dentro do intestino. Dessa forma, a melhor maneira de evitar a propagação do microorganismo é restringir o uso de antibióticos, afirmam os cientistas.

A Clostridium difficile infecta o intestino, liberando toxinas capazes de lesionar o órgão - o que causa diarreias e colites. Nos últimos anos, os pesquisadores têm constatado um aumento na resistência da bactéria aos antibióticos, o que dificulta mais ainda o tratamento contra a infecção.

Para mapear a origem e a disseminação daClostridium difficile, os pesquisadores verificaram todos os casos de infecção documentados na cidade de Oxfordshire, na Inglaterra, entre 2008 a 2011. Eles analisaram geneticamente as bactérias envolvidas em todos os 1250 casos da doença, em busca de semelhanças que pudessem usar para traçar a transmissão do micróbio de um paciente para outro. Também foram verificados registros hospitalares, para saber se a transmissão poderia ter acontecido dentro do hospital.

Ao analisar o DNA das bactérias, descobriu-se que 35% dos casos eram tão geneticamente parecidos que poderiam ser causados pela transmissão direta entre os pacientes. Desse grupo, pouco mais da metade (55%) pode ter sido infectado dentro do ambiente hospitalar. No total, apenas 19% de todos os casos da doença poderiam ser claramente associados à transmissão no hospital.

Resistência bacteriana — Os pesquisadores também descobriram que o número total de casos da doença caiu durante os três anos de estudo — não importando se o paciente foi infectado no hospital ou fora dele. Isso sugeria que algum outro fator estava envolvido no combate à bactéria, não só o controle do ambiente hospitalar. "Temos de ser claros: boas medidas de controle da infecção têm ajudado a minimizar as taxas de transmissão nos hospitais. No entanto, nossa pesquisa sugere que algum outro fator deve estar agindo para essa redução. A Clostridium difficile é resistente aos antibióticos, e essa pode ser a chave”, afirma Tim Peto, autor do estudo e pesquisador da Universidade de Oxford.

Os pesquisadores dizem que, no mesmo período em que a pesquisa foi feita e o número de infecções caiu, houve uma diminuição no uso de antibióticos nos hospitais estudados. "As pessoas costumam ficar doente com a Clostridium difficile depois de tomar antibióticos, porque esses medicamentos não matam apenas as bactérias ruins, mas também as boas que se alojam no intestino humano. Assim, a destruição das outras bactérias permite que a resistenteClostridium difficile assuma o controle”, afirma David Eyre, pesquisador da Universidade de Oxford que também participou da pesquisa.

Assim, segundo os cientistas, uma explicação para a queda de todos os tipos de infecção com a bactéria é o uso mais cuidadoso de antibióticos nos hospitais, o que impediria as pessoas de adoecerem com a Clostridium difficile, mesmo que já a tragam em seus intestinos. "Nosso estudo indica que a restrição do uso de antibióticos pode ser mais eficaz na redução do número de pessoas que adoecem com a bactéria do que controlar as taxas de transmissão no hospital", diz David Eyre.

Fonte: Veja

Nenhum comentário: