quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Cinco dicas para um envelhecimento saudável e feliz



Nada como envelhecer com saúde. Faz bem e deixa qualquer um feliz. Mas para isso é necessário, e muito, adquirir alguns hábitos ao longo da vida, principalmente na juventude, já que nosso corpo tende a refletir na terceira idade nossos antigos costumes. Por isso, nada melhor do que tomar nota nesta quinta-feira (1º), Dia Internacional do Idoso, das recomendações dos especialistas para um envelhecimento saudável e feliz.


1. Prática de atividades físicas

Mesmo com o avanço da idade, o corpo precisa estar em movimento, desde que seja o exercício adequado. É preciso levar em consideração algumas restrições para essa faixa etária, como problemas nas articulações. Caminhada, atividades funcionais em equipe, natação e hidroginástica são boas opções para quem quer curtir a terceira idade com saúde. “O importante é que o idoso seja ativo, pois a prática de exercício físico elimina a indisposição e auxilia no controle de algumas doenças, como diabetes e hipertensão. Além disso, ainda pode evitar a obesidade, reduzir a perda de massa óssea e muscular”, explica a geriatra Karine Miranda, do Hospital Esperança Recife.

2. Hábitos alimentares

É essencial estar atento ao que se consome e essa dica serve para todos. A dica é a mesma para qualquer idade: procure incluir na dieta fibras, frutas, legumes, verduras, carnes magras, alimentos integrais e as gorduras boas (peixes, castanhas e óleos vegetais), que são excelentes aliadas da saúde do coração. Em relação à hidratação, o ideal é consumir no mínimo dois litros de água por dia. Isso ajuda a melhorar a digestão e reduzir o inchaço do corpo.

3. Qualidade do sono

É nesse momento ocorrem os processos metabólicos que tendem a equilibrar o organismo. Noites mal dormidas antecipam o envelhecimento, dificultam a concentração e atrapalham a disposição.

4. Check-up

Não negligencie a importância das consultas médicas periódicas. O check-up anual é muito importante, pois identifica doenças em fase inicial, aumentando as chances de tratamento e cura, além de ser um importante aliado para a qualidade de vida.

5. Viva os momentos

Nada é tão prazeroso quanto sentir-se bem e feliz. Esse estado de espírito, dizem, até contribui para a nossa saúde. Por isso, é fundamental que não haja isolamento na velhice. O convívio social é muito importante. Não perca a chance de visitar os amigos, manter contato com aqueles que ama, conheça novos lugares, faça viagens. Vale também adotar e colocar em prática novos hobbies, como pintura, leitura e dança. Tudo para ser feliz!

Fonte: Casa Saudável 

Nenhum comentário: